Eco-Escolas


Frase da Semana

Nunca o homem inventará nada mais simple nem mais belo do que uma manisfestação da natureza.Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido.
Leonardo da Vinci




Já apresentámos o nosso Projecto "Energia Radical" no âmbito do projecto Energia com Arte,  da PLATAFORMA ESCOLA SUSTENTÁVEL ENERGIA  uma iniciativa financiada no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos em colaboração com a DECO.

Vai ser neste local que o vamos realizar... vamos esperar para ver.





 CONCURSO    “O CARRO DO FUTURO”.
Para participares basta teres menos de 16 anos, realizar um desenho  em A3 e enviar por correio até 31 de Janeiro de 2012, habilitando-te desta forma não só aos prémios nacionais como a uma possível viagem ao Japão para a competição internacional .

No site da Toyota Portugal encontrarás todas as informações.
Como Participar
1.     Obtém o formulário de inscrição. Download do formulário de inscrição

2.     Os(as) participantes terão de ler os termos de inscrição e as condições

antes de enviarem as suas candidaturas.
3.     Preenche o formulário de inscrição e o questionário.

(*O(a) participante pode não ser seleccionada no caso de faltar alguma

informação ou se a mesma não estiver correcta.)
4.     Coloca o teu desenho, o formulário de insrição e o questionário juntos*.

(*No caso do candidato participar com vários desenhos é necessário

preencher um formulário e um questionário por cada trabalho remetido.)
5.     A inscrição pode ser enviada de várias formas:

por correio para a morada:
Departamento de Comunicação e Marketing
Av. Vasco da Gama, nº 1410
4431-956 Vila Nova de Gaia

6.     pessoalmente:

Em alguns concessionários locais designados.

 Encontre um concessionário.



Todos somos Europa

Através de um concurso de Banda desenhada dirigida a todos os alunos do 2.º e 3.º ciclos, pretende-se sensibilizar os cidadãos para a União Europeia.

É um concurso dirigido aos alunos do 5.º ano, 6.º ano, 7.º ano, 8.º ano e 9.º ano, sendo a área não curricular Educação para a Cidadania o espaço privilegiado para a elaboração dos trabalhos a serem apresentados no concurso. No entanto, é possível a realização dos trabalhos em disciplinas curriculares do 2.º e 3.º ciclos.
Consulta o site oficial do projeto www.todossomoseuropa.eu para quaisquer informações que consideres necessárias.







Nesta página, vamos falar sobre o projecto Eco-Escolas, que foi implementado no ano lectivo 1996\1997 pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e vamos publicar algumas dicas sobre o ambiente, algumas imagens e alguns concursos que vão sendo realizados durante este ano letivo.
Ano letivo de 2011/ 2012

Estamos quase a começar uma nova etapa, um novo ano... com bandeira verde!...
A todos, professores, alunos e auxiliares um bom ano com "muito"  AMBIENTE!
O nosso blog iniciou em Maio do ano lectivo anterior mas só agora passa a ser do conhecimento de todos; graças a alguns alunos do 5º H, que frequentaram o Clube de Arte e Ambiente e que foram o motor de arranque deste blog. E agora com algumas alterações necessárias continuaremos a informar do que se vai fazendo nesta escola em termos de ambiente.
Resta -nos esperar que seja muito visitado.
E agora vamos às notícias do ambiente.

BOM ANO!


E agora para ficares a saber os temas deste ano são:   Mar, Floresta e Agricultura Biológica.




Se procurares na página de links podes encontrar um site com todas as informações, actividades e outras curiosidades  sobre os morcegos... e vais ver que podes descobrir coisas sobre estes pequenos seres que nem sequer imaginavas!

Energias Renováveis
Sabes o que são energias renováveis? Existem outros tipos energias?
Que importância têm para melhorar o Ambiente na Terra?

Clica no link para aceder ao site: http://www.missaoup.com
No próximo dia 5 de Junho comemora-se o Dia Mundial do Ambiente.
Para celebrar esta importante data porque não criar um pequeno forno solar caseiro e cozinhar um bolo. Podes fazer um lanche em honra do Ambiente!





Missão UP | Unidos pelo Planeta



Bem-vindos à segunda edição da newsletter do projecto educativo Missão UP | Unidos pelo Planeta!
Nesta edição vamos falar sobre Fontes de Energia Não Renováveis.

O conceito “Energia” é complexo e, por isso, nem sempre é fácil explicá-lo às crianças. A energia não se vê, não se sente e não se pode tocar, mas está no nosso dia-a-dia, à nossa volta, nos alimentos que ingerimos, nos transportes em que nos movemos, no sol que nos aquece nos dias de Inverno ou nas ventoinhas que nos refrescam no Verão.
A Energia provém essencialmente do Sol, no entanto existem dois outros tipos de fontes de Energia: Não Renováveis e Renováveis.
As Fontes de Energia Não Renováveis caracterizam-se por dois tipos: os combustíveis fósseis (petróleo e derivados – gasóleo, gasolina, gás propano; gás natural e carvão), cujas origens são as mais aproveitadas, e os combustíveis nucleares (urânio). Chamam-se “Não Renováveis” porque não se renovam espontaneamente na Natureza e não existe a capacidade para as desenvolver tecnologicamente, por isso é preciso saber utilizar este tipo de energia da maneira mais eficiente possível.

Está nas nossas mãos ter a capacidade de não desperdiçar energia e de promover novas fontes de energia.

As Fontes de Energia Não Renováveis tem muitas vantagens, por exemplo é através desta fonte de energia que se produz electricidade, quem conseguiria hoje em dia viver sem electricidade? Esta é, também, relativamente mais barata de produzir em comparação com as energias renováveis. Outro exemplo é o petróleo, responsável pela criação do plástico, cuja utilidade é enorme e está presente em todas as variantes da nossa vida!
Para saber mais sobre este tema, consulte o nosso site www.missaoup.com.
Agora é tempo de continuar as nossas actividades para podermos ajudar a salvar o planeta! Até à próxima edição,
Missão UP | Unidos pelo Planeta



O que quer dizer Planeta Sustentável?

Planeta sustentável é aquele que usa as fontes de energia de forma  racional e econômica; usa e reutiliza a água da chuva; trata os nossos resíduos e esgotos de forma adequada e completa estabelece uma convivência harmônica entre os diversos grupos humanos que compartilham o nosso mundo.
É preciso unir esforços para que o nosso Planeta Azul continue a ser a nossa casa. Temos apenas este planeta para viver por isso,  devemos poupar os nossos recursos naturais.                          
 


NOVO CONCURSO

“Escola Sustentável -Energia”

A ABAE e o Programa Eco-Escolas convidam as escolas a participar nos desafios lançados pela DECO que integram o “Escola Sustentável -Energia”
O CONCURSO ESCOLA SUSTENTÁVEL – ENERGIA é um desafio às escolas para conceberem e implementarem projectos/actividades inovadores e criativos, dirigidos a toda a comunidade educativa (alunos, professores, pessoal auxiliar, pais e encarregados de educação) e também à comunidade local, que contribuam para a sua sensibilização e melhoria das suas competências para um uso sustentável e eficiente da energia eléctrica.



Toda a informação referente ao CONCURSO ESCOLA SUSTENTÁVEL - ENERGIA está disponível na PES - PLATAFORMA ESCOLA SUSTENTÁVEL (www.escolasustentavel.com) onde professores e alunos poderão aceder a informação sobre a eficiência no consumo da energia eléctrica, para o desenvolvimento e implementação dos seus projectos/actividades.

      Imagens relativas ao ano letivo de 2010/2011




Com o aproveitamento de caixotes arranjados no supermercado, os alunos do 3º ciclo estão a construir papelões para serem colocados em todas as salas de aula e de trabalho dos professores. No início do próximo ano lectivo continuaremos a colocá-los nas salas com os respectivos cartazes informativos.


Frase da semana:

Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!

Lavoisier










Frase da Semana:


Se não pararmos o crescimento populacional com justiça e compaixão, a Natureza o fará por nós, mas brutalmente e sem piedade, deixando um mundo arruinado.

Dr.Henry W. Kendall














Frase da Semana:

Tantos anos o país se descuidou do meio ambiente que, agora, se quiser salvar alguma coisa, vai ter que tratar do ambiente inteiro.

Millôr Fernandes














Frase da Semana:


O aquecimento global precisa ser reduzido dos níveis máximos para 1ºC o quanto antes. Só assim, poderemos ver alguns riscos desaparecerem.

William Hare




A Escola Electrão é um Projecto Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, que conta com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente.
A Escola Básica Integrada Rainha D. Leonor de Lencastre integra o Projecto “Escola Electrão” 2010/2011, dirigido aos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, cujo objectivo primordial é sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, no esforço global da recicla-gem e valorização dos resíduos e equipamentos eléctricos e electrónicos (REE).

Estes são os nossos depositrões, que vão continuar à espera que lhes tragam electrodomésticos velhos, lâmpadas usadas, etc, coisas que já não usamos e que não devem ser deitadas no lixo normal.

E estes são alguns exemplos do que podes deitar no depositrão.
Não te esqueças, SÓ JUNTOS PODEMOS SALVAR O NOSSO PLANETA!

Frase da Semana:
Deus nos deu tanta beleza, para cuidarmos muito bem , somos da mãe-Natureza, diletos filhos também!      

Oriza                                                                  
               

"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
( Albert Einstein )



herdade bemvindoNos dias 8 e 9 de Outubro, a Herdade da Mourisca recebe, pela terceira vez, a feira “ObservaNatura”, dedicada mais uma vez ao tema Turismo Ornitológico, uma modalidade do turismo de natureza com particular ênfase na observação de aves, directa ou com recurso a binóculos ou telescópios de campo. Inclui também a fotografia, a pintura e a ilustração da natureza.

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2011 - Inscrições Abertas de 1 de Setembro a 4 de Novembro

Dez medidas de prevenção

1- Reduzir o consumo comprando apenas os produtos necessários
2- Optar por produtos sem embalagem desnecessária ( preferir embalagens familiares)
3- Fazer compostagem caseira com os restos da cozinha e do jardim
4- Preferir bebidas engarrafadas em embalagens de tara retornável. Se a água da zona de residência é de qualidade, beber água da torneira
5- Optar por produtos não perigosos (ex: pilhas recarregáveis,  termómetros digitais, detergentes ecológicos)
6- Ter em conta a  durabilidade e potencial de reutilização dos produtos a adquirir (ex: electrodomésticos, brinquedos)
7- Ir às compras com um trolley ou levar sacos reutilizáveis.
8- Ao cozinhar, ter em conta as quantidades necessárias e aproveitar os alimentos na totalidade para evitar o desperdício alimentar.
9- Conservar os alimentos de forma adequada (ex: fazer compotas, açordas, usar os talos dos legumes, consultar o guia de conservação de alimentos da Lipor)
10- Reutilizar o papel e imprimir com moderação.
( estas medidas foram retiradas de http://www.eunaofacolixo.com/ )

Quer participar mas ainda não decidiu que ação colocar em prática?! Então, não perca tempo. Inscreva-se hoje mesmo!
Saiba todas as informações em
www.eunaofacolixo.com e participe: ficha de inscrição, ideias para atividades e muito mais para o ajudar na sua tomada de decisão. A sua ação conta!


- Passatempo de Desenho Toyota Carro de Sonho

Toyota Caetano Portugal, S.A.